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segunda-feira, 22 de setembro de 2014

JUNTO OU SEPARADO? CADA UM NO SEU QUADRADO!





Esse é um dilema que sempre vejo mães de múltiplos enfrentarem. Nos diversos grupos que faço parte, essa pergunta sobre a separação das salas na escola é uma constante.
Também tive essa dúvida por um momento (claro!), tive o medo da separação e a “peninha” de deixá-los em salas diferente.
Depois de conversar com a diretora da escola deles (que confio cegamente), acatei a decisão, mesmo ainda não estando 100% segura disso. Eles estavam acostumados a ficar juntos no berçário, mudamos de cidade, mudaram de escola, já viveriam grandes adaptações, ainda iríamos separá-los de sala? SIM!!
Depois de um tempinho de adaptação juntos e avaliação dela para ver qual a melhor forma de separar, ela me informou que havia colocado João Pedro e Sophia em uma sala e Laura e Beatriz em outra. Ponto pra ela! Ja fiquei ainda mais segura, pois sei que a avaliação foi realmente feita, já que essa sempre foi a divisão que eu fiz nos quartos em casa e ela alegou sentir mais afinidade entre essas duplas.
Para a minha surpresa, eles não sofreram nada! Muito pelo contrario, evoluíram ainda mais e tiveram um ótimo rendimento durante o ano.
Eis que terminam o maternal II e ela me apresenta uma nova separação: dessa vez, deixaria Bibi e Laura separadas. Pelo fato da escolar te somente 3 salas e ela não achar tão importante a divisão entre JP e Sophia, as duas passaram a enfrentar o primeiro dia de aula sozinhas.
Essa nova mudança já não foi tão difícil para mim, e com o passar do tempo fui percebendo a necessidade de individualizar cada vez mais eles.
Sempre busquei manter a personalidade individual de cada um, mas mesmo sempre perceber, acabamos tratando naturalmente como “um bando” e essa separação foi me alertando dessa importância.
Todo mundo enfrenta o primeiro dia de aula sozinho, conhecer os novos amiguinhos, se virar em conflitos, conquistar seu espaço, o que ajuda a gente a crescer e se preparar melhor para a vida adulta. Porque iria privar os meus filhos dessa importante formação?
Eles dormem no mesmo quarto, fazem tudo juntos em casa, brincam juntos na hora do parque na escola, mas cada um está criando sua vida paralela, seu mundo fora do conceito quadrigêmeos. Isso tem sido muito saudável para eles e para mim!
Hoje me policio para corrigi-los quando um só diz: “mãe, a gente quer fazer tal coisa.  – Não, você quer! Você não é um grupo.
Em pouco tempo eles já entenderam, inclusive esperam chamar o nome de cada um na porta da escola para sair. Só vem o que foi chamado.
O comportamento de qualquer pessoa muda radicalmente quando está em bando, isso não seria diferente com múltiplos! Se eles não se individualizarem, jamais conseguirão pensar fora do bando.
Devagar, as coisas estão mudando e tenho, inclusive,  sentido eles mais tranquilos.
Com as salas separadas, deixei que cada um escolhesse o tema da sua festinha de aniversário. Pode parecer pequeno, mas foi uma grande conquista e felicidade para eles!
São pequenos detalhes, que nós que não viemos do mundo múltiplo, não sabemos, mas que fazem uma enorme diferença na personalidade e identidade de cada um.


- VALE LEMBRAR QUE ESSA É APENAS A MINHA OPINIÃO DE MÃE!! USEI COM OS MEUS FILHOS E ESTOU COMPARTILHANDO. NÃO SOU PROFISSIONAL  E VIVO APRENDENDO COM ELES, COM MEUS ERROS E ACERTOS -  

6 comentários:

  1. Vamos ver se agora dá...
    Também sempre me rondou essa preocupação. Na escola delas não dá , tem uma sala por ano. Em casa tentamos individualizar cada uma ,mas como vc disse acabamos levando o "bando". E aquele medo de separá-las está sempre presente... Mas também sei que é importante e saudável. Vamos ver quando forem para o 1º anos como vai ser... Bom saber que com os seus está dando muito certo. Agora cá pra nós, vc vai penar com 4 temas de festa...kkkkkkkkkkkkkkkkkk, mas vai valer a pena!!! Mil beijos!!!! Sandra

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  2. aqui nós procuramos variar as duplas. A dupla que dorme no mesmo quarto não é a mesma que estuda junto, nem a que mais brinca junto. Mas esta questão do "bando" realmente me fez parar p/ pensar. Elas realmente se tratam como grupo. Eu não tenho trabalhado muito a individualidade delas, e também não sei como fazer isso. Ano que vem, no 1o ano, como elas vão para a unidade maior do colégio, até pensei que fossem ficar todas na mesma sala, o que facilita a minha vida. Mas talvez não seja a melhor opção para elas... Gostei do seu post, Caú! Beijos!

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    1. Ana, tenho feito várias coisas em prol dessa individualidade. Vc tem face? Te passo umas dicas inbox!
      Beijos para a turma

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    2. tenho sim: AnaLuiza B Santos
      beijos!

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  3. Tenho gêmeos, 02 meninos, que são muito grudados e amiguinhos inseparáveis em tudo.
    Esse ano é o 2º deles na escola e tb separei. Foi difícil no começo, eles choravam, doía meu coração.
    Fiquei muito dividida, muitas pessoas opinando...Tinha muitas dúvidas, mas acho que reforçar sempre indivíduo é fundamental. Fora que estimulá-los a conhecerem e se relacionarem com outros amigos e muito importante. Acredito que esse é o caminho.
    Tem dias que um ainda quer ficar na sala do outro, as Tias deixam um pouco e depois buscam...Eles estão com 04 anos agora. É só o começo dessa caminhada. Que Deus ilumine nossas decisões. Bjs.

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    1. Oi Ana Carolina, assim como tudo em nossa vida, mesmo quando já somos adultos, toda mudança requer uma adaptação. Estão conhecendo um mundo novo, estão descobrindo um espaço só deles. Será super válido!
      Boa sorte com sua turminha!
      Beijo

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